Sustentabilidade Ambiental


 

 

 

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

 

O meio ambiente sofre com os atos da humanidade há muito tempo. Os recursos hídricos têm sido muito usados como área de despejo para os restos de nossas produções, como lixo e dejetos industriais. Além dos rios, lagos e outros recursos, o clima é outra vítima do descaso humano, devido à grande quantidade de gases poluentes lançados na atmosfera diariamente. Outro fator que prejudica muito a natureza é a devastação das florestas naturais do planeta, o que altera profundamente o ecossistema.

Por conta de todos esses excessos que a humanidade tem praticado, a sustentabilidade ambiental passou a ser o objetivo de várias estruturas sociais preocupadas com o andamento dos acontecimentos e com as futuras gerações. Algumas empresas já adotam alternativas para conter o abuso ao meio ambiente, como reciclagem de produtos e matérias-primas, melhor despejo de lixos, uso de produtos menos agressivos ao ecossistema, entre outras metas.

Porém, não são só as empresas que precisam adotar medidas de preservação. As atitudes sustentáveis também têm que partir das camadas sociais e de atos individuais. O uso de sacolas retornáveis ao invés de sacolas plásticas para compras no mercado é uma medida que pode ajudar a alterar os rumos do ecossistema, já que as sacolinhas demoram mais de 100 anos para decompor-se a natureza. Além desse fato, elas podem entupir bueiros e matar animais por asfixia, caso sejam colocadas no meio ambiente.

Outra medida importante é o uso reduzido de automóveis e outros meios de locomoção. A opção por meios coletivos e outros que não agridam o clima e o ecossistema, como bicicletas, são alternativas que ajudam conter a agressão ao planeta. Não despejar óleo e outros compostos dessa natureza no meio ambiente, reciclar o lixo de casa e jogar baterias e outros materiais pesados em lixos especiais também são medidas que diminuem o impacto sobre a natureza.

 

A definição de meio ambiente é muito ampla. Segundo o dicionário Aurélio, meio ambiente tem como significado a soma de situações e ações, de todas as formas, naturais que estão próximos de uma comunidade ou um ser, e que exercem influência, de fraca, média ou forte intensidade, sobre eles. Portanto, o meio ambiente abrange não apenas animais, paisagens e plantas bonitas. Ele está relacionado a todos os seres existentes e também aos locais que vivem. Como todos estão interligados e existe uma relação, mesmo que distante, entre eles, é muito importante cada um fazer a sua parte para garantir o bem comum.

Garantindo a Preservação do Meio Ambiente

Para garantir a preservação do meio ambiente, toda e qualquer atitude conta. A ajuda com a conservação vai desde pequenas ações na sua própria casa até programas de incentivo ao desenvolvimento sustentável e projetos ambientais desenvolvidos por empresas multinacionais. Evitar o desperdício, por exemplo, é algo que todos os indivíduos devem ter em mente, já que todas as coisas que compramos e consumimos, direta ou indiretamente, faz utilização de recursos que vêm da natureza e que podem não se renovar. Além do mais, quanto mais se consome, mais lixo se produz e esse é um dos grandes inimigos da preservação da natureza e problema da atual sociedade.

 

 

Mundo nas mãos

 

 

Projetos e Organizações

Pela grande importância do meio ambiente para a sobrevivência do planeta, é necessário que todos tenham a consciência socioambiental e percebam o quanto é fundamental cuidar da natureza. E é por isso que, cada dia mais, empresas, organizações, entidades, governos e grupos, em todo o mundo, se reúnem em prol desta causa. O Projeto Tamar é um deles, trabalhando, há mais de 22 anos, com comunidades onde mantêm suas bases para conservação das tartarugas marinhas no litoral do país. O Greenpeace, que é uma organização mundial que tem como missão promover a paz, proteger o meio ambiente, inspirar mudanças e ações que garantam um futuro mais verde para as futuras gerações. Exemplos para seguir não faltam. O que falta é que cada um realmente faça a sua parte.

 

 

Projeto Tamar

 

 

Os recursos naturais são bens preciosos oferecidos pelo planeta, para que possamos realizar diversas atividades em nosso dia, como tomar banho, nos alimentar etc. Em quase todas as atividades diárias dependemos desses recursos, que são os rios, os lagos, as árvores, entre muitos outros.

Para garantir a sobrevivência do planeta e, consequentemente, a nossa sobrevivência, é nossa obrigação conservar os recursos naturais. Uma maneira bem interessante de fazer isso é seguindo o termo sustentabilidade, o qual defende a preservação do meio ambiente. Essa atitude não é tão difícil de ser tomada, basta que o indivíduo se empenhe para mudar certos hábitos rotineiros da sua vida.

 

Mundo Sustentável

 

 

Transformar os resíduos orgânicos do lixo em adubo já é uma boa alternativa a ser adotada, pois a coleta de muitas cidades não promove essa ação e joga o lixo em um aterro. Por meio dessa atitude, o lixo orgânico pode chegar às redes pluviais e tornar este recurso natural impróprio para uso. Outra pequena atitude que tem grandes consequências é apagar as luzes ao sair dos cômodos, o que evita o gasto desnecessário de energia elétrica. Usar as torneiras apenas quando for necessário e deixar o chuveiro sempre na opção verão em dias de muito calor são também são alternativas fáceis de serem praticadas que ajudam muito na preservação ambiental.

Há outras medidas que são mais urgentes, como abandonar o uso de sacolas plásticas dadas em estabelecimentos. As sacolas demoram muito tempo para decompor-se no meio ambiente, além de poder matar animais por asfixia, entupir bueiros, entre outros malefícios. Mesmo as sacolas biodegradáveis, produzidas com amido de milho, demoram 10 anos para se decompor. É importante também não jogar óleo ou outras substâncias densas em ralos e pias, pois esse produto vai chegar à natureza e poluí-la, e descartar corretamente pilhas, baterias e materiais altamente poluentes.

 

 

Sustentabilidade Ambiental

 

Preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento: este é o objetivo de todas as ações que garantam a sustentabilidade ambiental. Consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, buscando a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas. A ideia é conseguir o desenvolvimento em todos os campos, sem que, para isso, seja necessário agredir o meio ambiente.

E como fazer isso? Através do uso inteligente dos recursos naturais, garantindo que eles tenham longevidade, ou seja, se mantenham para o futuro. Nessa linha, a Sustentabilidade Ambiental é a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. Isso garante, ainda, a qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energias renováveis. A adoção das medidas que deem sustentação ambiental garante, em médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana, garantindo a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) necessários para a qualidade de vida das próximas gerações.

Um dos exemplos de ações de sustentabilidade e que recai sobre o campo das energias renováveis, é a procura de um substituto ecologicamente aceitável ao petróleo, que além de altamente poluente, tende a esgotar-se ainda mais rápido por conta do aumento do consumo ao longo dos séculos XX e XXI. No Brasil, cada vez mais pesquisas vêm sendo realizadas na busca de uma alternativa através do chamado biocombustível. Outra boa alternativa de sustentabilidade ambiental é a agricultura orgânica, termo usado para designar a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos ou organismos geneticamente modificados, que agridem a natureza e são prejudiciais à saúde. A agricultura orgânica ganha caráter sustentável, pois persegue três objetivos principais: a conservação do meio ambiente, a formação de unidades agrícolas lucrativas e a criação de comunidades agrícolas prósperas.

Outros exemplos importantes de Ações Sustentáveis: exploração dos recursos vegetais de florestas e matas, garantindo o replantio; preservação de áreas verdes não destinadas à exploração econômica; uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica); reciclagem dos resíduos sólidos e exploração do gás liberado em aterros sanitários como fonte de energia; e consumo controlado da água, visando evitar o desperdício, além da assunção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos; entre outras.

Sustentabilidade ambiental é uma característica que assume toda pessoa ou instituição que se importa com a continuidade da vida no planeta!

 

Aquecimento Global

 

aquecimento global tem incomodado pessoas e órgãos voltados ao meio ambiente. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento contribuíram para este quadro.

Desde a metade do último século, tem-se observado o aumento considerável na temperatura mundial, por conta da influência direta dos gases do efeito estufa.

Com temperaturas mais altas, áreas como o ártico têm sofrido com o derretimento das calotas polares, atingindo diretamente todo o ecossistema.

Esse fenômeno tem efeitos em todo o mundo, mas suas consequências variam em cada região. Esse efeito tem afetado, também, o nível dos mares, causando invasões, enchentes e até tsunamis.

E alguns Órgãos especializados detectaram que eventos meteorológicos extremos, extinção de espécies e graves problemas na agricultura também estão na lista de consequências graves do problema.

Buscando um desenvolvimento sustentável, empresas e organizações buscam cada vez mais práticas corretas que não agridam ao meio ambiente e que evitam contribuir com este quadro cada vez mais alarmante.

Um dos principais movimentos é o Protocolo de Quioto, instaurado em 1997, que consiste em colher assinaturas de governos que se comprometem a controlar a quantidade de gases lançados na atmosfera.

O prazo para que a redução seja atingida termina em 2012, porém os Estados Unidos e China pouco fizeram para contribuir com o meio ambiente.

Algumas das principais saídas para combater o aquecimento global são: usar sistemas que controlam gases poluentes, trocar o combustível fóssil por biocombustível e etanol, ampliar ou adotar a coleta seletiva, aderir aos programas de reflorestamento e combater o desmatamento.

 

Sustentabilidade Economica

 

sustentabilidade ecológica é uma prática cujo objetivo principal é incorporar atividades produtivas sem que os recursos naturais sejam afetados, ou sofram o menor impacto possível. É só a partir desse tipo de comportamento que teremos condições de viver sem preocupações com a escassez de recursos naturais futuramente.

Se o consumo for maior do que a produção, empresas acabam abusando do meio ambiente para que as demandas sejam supridas. Por isso, é fundamental que a população em geral se conscientize a respeito da importância de ter uma atitude sustentável no dia a dia. Além disso, todos devem conferir se empresas disponibilizam produtos e serviços que são comprovadamente sustentáveis, ou seja, que não tenham agredido a natureza. O ideal é optar por empresas que adotem posturas responsáveis perante a preservação ambiental.

Um dos grandes desafios do mundo corporativo é justamente elaborar modelos de negócios que geram lucros sem ações que prejudicam o meio ambiente. Assim, as pessoas confiarão nos empreendimentos que tiverem uma postura sustentável, o que ajudará a manter a credibilidade do negócio.

Governos que estimulam a sustentabilidade ecológica por meio de incentivos fiscais e outras medidas garantem um aumento na quantidade de companhias que adotam estratégias vantajosas para o empreendimento e para o meio ambiente.

No início de 2012, as universidades de Yale e Columbia, nos EUA, divulgaram um estudo que contém um ranking com os países mais sustentáveis do planeta. Para chegar aos resultados, foram avaliados 22 indicadores em 10 categorias relacionadas ao desempenho de cada país no que diz respeito à preservação ambiental. No total, 132 países foram avaliados, incluindo o Brasil, que ficou na frente de nações como China, Argentina e EUA. A lista é encabeçada pela Suíça mostra a predominância de países europeus entre os primeiros colocados, que se destacaram graças a medidas como a redução de combustíveis nucleares, a diminuição da emissão de Carbono, projetos que incentivaram a compra de carros ecológicos, entre outros.

 

Degradação do Meio Ambiente

 

A degradação do meio ambiente é um fator que contribui para alterações no ecossistema e ameaça a vida de espécimes animais e vegetais no planeta. Normalmente, associa-se esse problema à ação do homem sobre a natureza, através da poluição, ou também por causas naturais, como superaquecimento ou desastres, por exemplo, tornados e furacões. Para corrigir os estragos causados, os órgãos públicos costumam gastar centenas de bilhões de reais todo ano para processos de: purificação da água, arrecadação e destruição da correta do lixo e fertilização de solo, por exemplo.

 

Purificação da água

 

As consequências causadas por ações como desmatamento, queimadas, acúmulo de resíduos em lixões, falta de saneamento básico nos bairros, lançamento de líquidos nocivos e dejetos em rios e mares, entre outros, contribuem para a extinção da fauna e da flora mundial. Para combater estes crimes ambientais, várias empresas e grupos se reúnem para desenvolver maneiras de reverter esse caos. Um projeto meio ambiente, no entanto, deve focar não somente na limpeza ou correção de atividades ilícitas, mas realizar campanhas constantes de conscientização.

 

Residuos em Lixões

 

Instituições públicas e privadas investem constantemente em projetos que visam salvar o meio ambiente. O Programa Petrobrás Ambiental, por exemplo, visa o incentivo de iniciativas que busquem soluções reais. Ao todo, a companhia já investiu mais de 150 milhões em projetos de vários portes, somente entre os anos de 2003 a 2008. As ideias eram voltadas para ajudar bacias, ecossistemas e paisagens da Região Amazônica, além de atuar na Caatinga e no Cerrado, em áreas da Mata Atlântica e também no Pantanal.

 

cuidar do meio ambiente

 

Outro exemplo positivo é realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), que administra duas iniciativas: uma na Amazônia, onde realiza financiamentos para projetos em prol da luta contra o desmatamento e incentivo a ações sustentáveis; e outro na Mata Atlântica, que financia projetos de restauração florestal.

 

 

Com o desenvolvimento da indústria e economia, o impacto ambiental começou a tornar-se um problema para o mundo. Com a questão ambiental como preocupação a ISO(International Organization for Standardization – Organização Internacional de Padronização) criou o certificado 14000. O ISO 14000 estabelece normas sobre a área de gestão ambiental dentro das empresas.

o ISO 14000 vem para ajudar a causa da sustentabilidade

 

A empresa precisa seguir uma série de diretrizes para obter o certificado. Entre elas comprometer-se com as normas, treinar coordenadores, divulgar a nova política ambiental, definir impactos causados pela mesma, dar palestras para os funcionários, elaborar manuais de gerenciamento ambiental, implantar ações corretivas etc.

Tendo o sistema de gerenciamento ambiental da empresa aprovado pela auditoria a empresa continua sendo auditada periodicamente por uma organização certificadora para a manutenção do ISO 14000.

O principal benefício do ISO 14000 é a diminuição do impacto ambiental e a padronização de ações ambientais para evitar abusos. Segundo o último relatório da organização WWF (World Wide Fund for Nature) o homem utiliza 20% mais recursos do que a natureza é capaz de repor sozinha. Apesar do número de empresas tentando se adequar as normas ambientais a degradação do meio ambiente continua crescendo rapidamente. Podemos assim afirmar que este selo/certificação é mais um passo a caminho da sustentabilidade ambiental.

Para a empresa existem benefícios como evitar o desperdício de recursos naturais,reduzir custos com tratamento de efluentes, obter reconhecimento dos clientes pela consciência ambiental, entre outros. O cliente passa a confiar mais no produto pela prioridade que a empresa dá aos recursos ambientais.

No Brasil o INMETRO é responsável pela certificação e fiscalização. Segundo o mesmo, no Brasil existem 240 empresas que possuem a certificação. E a procura pela adequação continua crescendo. Com a valorização e popularização do ISO 14000 as empresas tendem a criar uma consciência ambiental cada vez maior, uma vez que a população passa a cobrar uma postura da mesma para viver uma vida melhor.